Jogar andebol pode levar-te mais longe do que aos clubes mais próximos, e se já participaste em torneios, este artigo não tem novidades para ti, mas se é a primeira vez que vais viajar para mais longe, para jogar o desporto que te move, pode ser útil saberes algumas coisas para preparares melhor a tua viagem.
A primeira coisa que convém teres em conta é que quando participas em torneios, a regra não é um hotel confortável com camas fofinhas. A regra é uma sala de aula numa escola qualquer da cidade ou vila que te vai receber. Vais dormir no chão, e vais partilhar a sala com toda a tua equipa – ou com grande parte dela, é até caber! Para além disso, deves saber que é muito conveniente que organizes as tuas coisas para caber em dois volumes: uma mochila (ou saco) de jogo, e a mala de viagem. Vamos ver o que deves levar contigo em cada um desses volumes:
Mochila de jogo
A mochila de jogo, ou saco, é onde deves transportar para o recinto de jogo todo o teu equipamento e pertences de que necessites para a tua higiene e cuidados pessoais, antes, durante ou depois de jogares. A mochila tem a vantagem de te deixar as mãos livres, mas se não tiveres uma mochila apropriada, ou não gostares, um saco desportivo também serve. Lembra-te que é muito provável que tenhas uma bola para transportar contigo, acautela o espaço necessário, e boa sorte a fazer caber lá dentro estas coisas:
- Ténis adequados para jogar Andebol
- Calções pretos
- Meias pretas
- Toalha de banho (idealmente mais de 2 toalhas)
- Produtos de banho
- Chinelos de banho
- Garrafa de água (é importante não partilharem a água, se uma estiver doente, ficam todas doentes)
- Elásticos para o cabelo
Mala de viagem
Para a tua viagem, escolhe o que tiveres em casa e te der mais jeito. As malas rígidas são boas soluções, mas um saco de viagem ou mochila grande também pode servir se não tiveres nada que se parta para transportar. Lembra-te, no entanto, que como tens de levar uma mochila ou um saco para o jogo, é mais fácil que a tua mala de viagem tenha rodas e possa ser empurrada: por isso, os trolley de viagem são boas apostas. No autocarro em que vais viajar – se for esse o meio de transporte – o espaço será limitado, evita levar a família dentro da mala, e escolhe uma mala de tamanho razoável. Se todas levarem uma mala enorme, alguém vai ter de viajar do lado de fora para a mala ir no assento. Toma atenção, porque nunca é demais: o espaço para transporte de bens pessoais pode ser limitado, é conveniente que se limite o volume a transportar, evitando excesso de roupa que não será utilizado, e acredita, não vais usar nem sequer metade da roupa que vais querer levar. Não é porque vais andar sem roupinha, é porque não vais mesmo precisar dela, vais andar sempre (ou quase sempre) com a roupa desportiva do clube. Simples.
O saco cama, se couber dentro da mala, excelente, senão, é um volume extra com que tens de contar. Dentro da tua mala de viagem precisas levar, pelo menos, estas coisas:
- Saco cama
- Um lençol
- Almofada
- T-Shirts do GCS
- Pijama
- Roupa interior
- Produtos de higiene
- Carregador do telefone e extensão
- Bikini ou similar, e toalha de praia, se o torneio tiver praia ou outras actividades aquáticas
Para a viagem
A viagem para um torneio pode parecer-te um passeio. Mas não é. Vais representar o teu clube, e portanto deves comportar-te e apresentar-te com profissionalismo. Não se trata de uma passagem de modelos com o top da moda, mas de uma saída institucional, e por isso deves levar esta roupa contigo:
- Sweatshirt cinzenta do GINÁSIO
- Calças de fato-de-treino pretas
- T-Shirts GINÁSIO
- Se estiver a chover, leva um casaco para a chuva (o célebre “Kispo”)
E se precisares de medicação?
Se for necessária medicação durante a tua viagem, os fármacos e a posologia (quantas vezes tomar, quando tomar, como tomar) devem ser entregues à dirigente que acompanhar as atletas.
Alimentação no dia da viagem
Por regra, não é permitido comer dentro dos autocarros, apenas se permite beber água. Leva-a. Mas leva também um lanche, algo com que possas alimentar-te quando fizerem uma paragem. Dependendo dos torneios, pode não existir jantar à chegada, e se for esse o caso poderás ter de levar mais coisas para comer nesse dia, mas o clube vai avisar-te antes. Uma recomendação, ou duas: frango assado é bom às vezes, mas se todas levarem frango assado, é aborrecido. Combinem entre vós. E outra coisa: evitem chocolates e outras guloseimas com chocolate, porque, provavelmente, vão derreter. E chocolate nos dedos, numa viagem, não tem piada. Na roupa, ainda menos.
Dinheiro, pilim, pasta, cacau, carcanhol
As atletas são responsáveis por todo e qualquer montante, ou cartões bancários, que levem consigo. Os motivos para gastar dinheiro são reduzidos, pelo que, levando, não necessitam de quantias elevadas.
É habitual haver venda de vestuário (sweatshirts, t-shirts, …) nos torneios, que as atletas gostam de adquirir como memorabilia. É mais barato adquirir em lote, e pode acontecer que a dirigente no local esteja preparada para adquirir esse vestuário para todas de uma única vez, desde que os pais informem que a atleta está autorizada a comprar. De qualquer modo, o clube avisar-te-á antes.
Agora que sabes mais alguma coisa sobre os torneios, se vais viajar em breve, desejamos-te uma boa viagem e muito sucesso. Lembra-te que os torneios são excelentes para aprender, e que participar é bonito, mas vencer é melhor. Dá o litro!

Deixe um comentário